Tuesday, August 21, 2007

Sentimento e pensamento

Será que o coração dói na intensidade do pensamento? É exagero do cérebro a dor? Creio que sim. Já me explico. Embora hoje seja meio difícil explicar qualquer coisa que habite meu coração ou meu cérebro.
Enfim. Tenho a impressão que muitas vezes fomos educados para sofrer. Para nos desmanchar em lágrimas com a morte de um ente querido, ou para arrastar correntes quando um amor é desfeito. Será que a torpeza humana é capaz de tão nobres sentimentos? Isso mais parece pensamento. Penso que estou triste. Mas estou? Sinto mesmo essa dor? Ou me ensinaram que deveria sentir assim? Os filmes, as músicas contam estórias belíssimas de amores trágicos. Mas isso é amor? A tragédia não tem nada a ver com amor. O amor salva. O amor é uma renúncia de nós mesmos pela felicidade do outro.
Penso que tudo é pensamento. O pensamento é real. Mas é real o sentimento? Se se ama aguém, tem de ser para sempre. E por que acaba? Se é amor, acredito que não acabe nunca, e isso é sentimento, não pensamento.

No comments: