Monday, July 27, 2009

E bem hoje..

Hoje atendi uma senhoura pouco simpática que estava cotando serviços de advocacia. Disse que já tinha visitado vários 'devogados' e que a maioria só cobrava entre 20 a 30% ao final da causa e só se ganhar ainda. Afff!!! Já imaginou? Trabalhar de 5 a 6 anos numa causa para receber no final?
Prometer ganho de causa já é um grande erro. Porque cabeça de juiz e bunda de nenê, já dizia o velho ditado, ninguém nunca sabe o que vem.
A advocacia está se tornando uma profissão de elite. O sujeito se forma, depois de uma grande dificuldade, passa no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, o que é absurdo em si, pois o que se deveriam barrar são as inúmeras faculdades. Espera a pessoa investir um carro zero para afunilar ao final. Agora já é possível cursar Direito à distância!
E começa a advogar. É preciso um computador, uma impressora, mesa, cadeira, telefone, aluguel de uma sala.
Um ano, nada. Dois anos, quase nada. Três anos, começa a pingar alguma coisa da gratuidade judiciária e olhe lá.
Se não houver alguém que o ajude no sustento, vai desistir como muitos desistiram; aliás, boa parte nem teve condições de começar porque não pode deixar um emprego estável por uma aventura que nem bem sabe se terá bons resultados. Afinal, nome, respeito, confiança levam anos para serem conquistados.
Poucos trabalham naquilo que se formaram. Isso deve acontecer em quase todas as áreas, não é um privilégio do Direito. E nem todos têm direito de, nem ao menos, tentar, só a nata.
No fim, se transformam nesses seres aí que cobram 20 ou 30% depois de anos de luta.
O mais triste é ser medíocre fazendo aquilo que mais ama.

Feliz Dia do 'Devogado'!!!




No comments: